quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Batuque na Cozinha

Gente,vou postar uma receita que fiz domingo passado,
 "Risoto de Alecrim "
 e que é o Ó do bobó de boa.
O marido fez um peixinho na churrasqueira pra acompanhar,hum,delícia!
Ah , e por favor,não torce o nariz,só porque é com alecrim,eu também nunca fui muito chegada.
Pra mim,alecrim só servia para pendurar no armário,deixando aquele cheirinho gostoso.
Mas,devo confessar que me rendi aos seus encantos!

Então,vamos a receita:

Risoto de Alecrim


Ingredientes do creme:

300 ml de creme de leite fresco
queijo parmesão (um ou dois saquinhos,eu usei um queijo que ralei na hora
 e a quantidade foi meio no olhômetro )
1 gema ( diz que dá uma cremosidade especial,eu esqueci e não coloquei,
achei que ficou super cremoso do mesmo jeito)
pimenta do reino à gosto
um cadinho de alecrim ,fresco de preferência
sal à gosto

Modo de fazer:

Misture com um garfo,o creme de leite com o queijo.
Acresnte a pimenta e o sal se necessário.
Por fim o alecrim.
Vai ficar um creme assim:


Reserve para depois juntar ao risoto.

Ingrediente para o risoto:

Arroz arbório ( calcule 1 xícara por pessoa )
 ( eu uso o importado,que o nacional é mais caro e não cozinha tão bem )
1 xícara de vinho branco seco
caldo de legumes ( 1 litro pelo menos )
( pode ser aquele quadradinho que a gente dissolve na água )
cebola ralada
manteiga
azeite

Modo de fazer :

Coloque um tanto de manteiga na frigideira,tipo wok e acrescente a cebola.
Acrescente o arroz e dê uma refogada,mas sem deixar queimar.
Coloque então o vinho e deixe ele evaporar,sempre mexendo.
Então comece a colocar o caldo,vá acrescentando uma a duas conchas de cada vez.
Mexendo sempre,pra que o arroz vá soltando o amido e ficando cremoso.
Quando o caldo estiver quase seco,acrescente mais 1 concha e assim por diante,até que o arroz esteja cozido al dente (meio durinho por dentro )

Dica 1: não pare de mexer,isso é o mais importante,
o risoto deve ficar no ponto certo,em mais ou menos 20 minutos.

Uns cinco minutos antes do arroz ficar pronto,acrescente o creme de alecrim.

Dica 2: retire o risoto do fogo,antes de secar todo o caldo,
não tenha medo,tire antes,senão ele vai virar um cimento,uma massa de pedreiro.

Vai com fé,que essa receita é facínha ,facinha e fica uma delícia,
inclusive pra acompanhar
as carnes do churrasco ou um belo rosbife.

Boa Sorte e qualquer dúvida,é só perguntar!


2 comentários:

Maiby Martins disse...

mas peralá?
num era com alecrim? kd a menção dele na receita?
e no final virou manjericão?
deu nó no Tico e Teco aqui...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
mas as fts tão lindas.
bejins, me bloga, me tuíta.

Patricia disse...

Kkkkkkkkkkkkkk
Pirei na batatinha!!!!!!!!
Já consertei a receita galera,é essa maldita net a manivela que me deixa completamente doida!
AFF !!!!
brigaduuuuuuuu Maiby
bjs